21 de fevereiro de 2014

Tradições de Casamento

Existem muitas religiões, e dentre elas muitas tradições. Mas hoje vamos falar das mais comuns, aquelas que você não pode deixar de fazer (ou que deve adaptar) =)

Vestido branco

Não é novidade que a cor branca simboliza castidade e pureza, e foi por isso que a Rainha Vitória, lá no século 18, lançou essa moda que permanece fiel até os dias de hoje. Mas sabiam, que antes disso, a cor mais usada era o vermelho? Ela simboliza a paixão e o amor, e naquela época não era diferente. Como não existia uma tradição, a noiva era quem escolhia a cor do seu vestido de casamento.

Jogar arroz

O costume é antigo, criado há mais de dois mil anos na China. O arroz simboliza fertilidade, e jogar arroz nos noivos significa desejar fartura para o casal.

O noivo não pode ver a noiva antes da cerimônia

Esse costume é unânime. Todos os povos do mundo não permitem que o noivo veja a noiva antes do casamento. Dizem que o casamento não terá sucesso, que não trará sorte para o casal. Melhor não arriscar, né?

Alianças

O anel usado pelos casados significam união e ao mesmo tempo, isolamento. Ou seja, possui o sentido de compromisso. Porém, o esoterismo acredita que a aliança é um amuleto que protege e une o casal.

Buquê de noiva

Acredita-se que o buquê de noiva surgiu na Grécia como uma espécie de talismã contra o mau olhado. O que se leva a crer nessa hipótese é um dos artigos mais utilizados em sua confecção: alho, sinônimo de proteção contra inveja. Já a nossa cultura ocidental aponta que o buquê tem poderes mágicos, capazes de profetizar sobre a próxima noiva a subir ao altar (porque você acha que há tanta mulher enlouquecida na hora da noiva jogar o seu?).

Véu

Em árabe, véu é hijab e quer dizer "o que separa duas coisas". Nesse sentido, o véu da noiva significa que a mulher vai separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida: a de esposa. Também significa castidade.

Noivo carregar a noiva no colo

O costume vem do Oriente, cuja cultura remete a gênios ruins que ficam a espera da noiva na porta do quarto nupcial para atacá-la. Por isso, para proteger a esposa de algo ruim, o marido a pega no colo.

Lua de mel

Tem origem dos povos germânicos. A cerimônia geralmente era realizada na fase nova da lua, e durante o matrimônio, os noivos tinham que beber uma mistura de água com mel para que tivessem sorte em sua vida a dois. Na roma antiga, os convidados pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos, para que estes tivessem uma vida doce. Com o passar do tempo, a expressão se modificou, e hoje simboliza a viagem que os noivos fazem logo após ao casamento... Esta deve ser romântica e feliz, como toda a vida a dois deve ser.

Depois de saber o porquê de cada tradição, você vai furar alguma?

Beijinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário