17 de fevereiro de 2014

Música para Cada Momento da Cerimônia

Hoje uma amiga veio me pedir um help. Ela está organizando a maioria das coisas de seu casamento, e veio me perguntar se eu sabia quantas músicas precisariam ser tocadas na cerimônia. Eu tinha algo em mente, mas resolvi consultar o oráculo (vulgo Google), e achei uma sequência bem completa. Caso você não tenha em seu cronograma a entrada de damas de honra, por exemplo, é só excluir essa parte.

Em geral, são tocadas de cinco à onze músicas, dependendo do seu cerimonial. São elas as ocasiões:

1- Entrada dos Padrinhos


Na entrada dos padrinhos, a maioria do repertório musical pode ser utilizada, desde temas de filmes à músicas populares, entre outros estilos. Para este momento, vale a mesma regra da música do noivo: Pode ser alegre, mas sem muito impacto, pois a entrada da noiva é a mais importante. Podem ser cantadas ou instrumentais.

2 - Entrada dos Pais da Noiva e do Noivo


Sempre "sobra" a mãe da noiva, e o pai do noivo, não é verdade? Para fazer com que eles participem da cerimônia, eles podem entrar juntos (pai do noivo e mãe da noiva), ou podem entrar separados, acompanhados de algum familiar, como um filho (a) ou neto (a).

3 - Entrada do Noivo


Para este momento, se sugere algo com certa "pompa", de caráter masculino e nobre. Como o casamento está começando ainda, não se deve colocar uma música muito grandiosa, mas deve-se mostrar o estilo do noivo.

4 - Entrada das Daminhas/Pajens


A entrada das daminhas/pajens é sempre um momento alegre e de descontração dos convidados. Em geral, músicas mais suaves combinam com o momento.

5 - Clarins e Clarinada


Algumas noivas gostam de colocar os clarins para anunciar a sua chegada. Os instrumentos, com flâmulas personalizadas, oferecem grande opção de requinte. Os músicos tocam em frente ao altar, o que chamamos de "clarinada", um anúncio de que a noiva está entrando. Para este momento, sugere-se músicas curtas, mas de grande impacto, para que sirva como um aviso de que a noiva está vindo.

6 - Entrada da Noiva


Agora é a hora de caprichar na trilha sonora. Músicas solenes, de grande impacto, pompa e brilho são necessárias. A tradicional marcha nupcial é muito tocada, mas existem outras opções também. O grande momento chegou e o auge do casamento é agora. Vale coral, voz e instrumentos... Tudo que leve os convidados a sentirem a mesma emoção que você e o noivo.

7 - Pajens Trazendo as Alianças


Para a entrada dos pajens, sugere-se também músicas suaves; seguindo os mesmos critérios para a entrada das daminhas/pajens.

8 - Benção das Alianças


Para a benção, sugere-se uma música mais introspectiva, suave, pois é um momento mais profundo, puro, que pede suavidade.

9 - Assinaturas


O momento da assinatura segue os mesmos padrões da benção. Em muitas igrejas, esse momento não requer música, apenas um fundo musical de curta duração (o momento é breve).

10 - Cumprimentos


Esse é um dos momentos mais emocionantes da cerimônia. Lágrimas de pais e parentes são muito comuns e músicas alegres e românticas são muito adequadas para esse momento.

11 - Saída


É chegada a hora de ir. A alegria desse momento é indescritível! Todos os músicos devem ser utilizados para que a música seja grandiosa.

Agora é só partir para a festa, e se divertir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário